sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estudo aponta que homofobia pode causar doenças


Pesquisa canadense revela: vítimas de homofobia sofrem com desequilíbrio hormonalSer vítima de homofobia deixa consequências graves no organismo, mesmo quando a agressão não chega a ser física. Pessoas perseguidas por serem homossexuais tendem a apresentar mudanças hormonais que podem levar ao desencadeamento de doenças, afirmam pesquisadores canadenses.

Segundo estudo realizado na Universidade de Concordia, em Montreal, alvos de homofobia apresentam altos índices de cortisol, hormônio diretamente ligado ao estresse. Normalmente o nível de cortisol em um organismo saudável varia com o decorrer do dia, ficando mais alto pela manhã e mais baixo à noite. Mas quem sofre com homofobia apresenta alta concentração do hormônio no cérebro durante o dia inteiro.

Esse desequilíbrio pode levar a aumento da pressão arterial, perda de memória, enfraquecimento ósseo e baixa imunidade contra infecções. Em altos níveis, o cortisol poderia também estar ligado a tentativas de suicídio.

"Isso mostra que homofobia faz mal para a saúde", diz Michael Benibgui, autor do estudo, ao jornal "Montreal Gazette". Ele acompanhou 63 pessoas entre 2003 e 2004, registrando níveis de cortisol graças a exames de saliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mostre o que pensa!